3 Setembro, 2021

Diferença entre vidro comum e vidro temperado

Vidro é tudo igual? Não. Muito pelo contrário. Além do vidro comum, também temos o vidro laminado e o vidro temperado, dois dos mais conhecidos pelo mercado. Mas não para por aí.

Ao longo do tempo foram desenvolvidas diversas técnicas de produção do vidro. Isso possibilitou a criação de vários tipos diferentes de vidros, como as mencionadas acima. Os diversos tipos de vidro passaram a ser utilizados em várias aplicações.

As mais comuns são janelas e portas de vidro, mas também há divisórias, tampos de mesa, prateleiras, acabamento para móveis e muitas outras.

O primeiro tipo criado foi o vidro comum. Só depois é que vieram os processos de beneficiamento, que por sua vez passaram a agregar diversas características aos vidros.

Destas novas técnicas surgiram o vidro temperado e o vidro laminado. Junto ao comum, são os mais utilizados em todo o mercado vidreiro.

Ficou curioso para entender quais são as diferenças entre os três principais tipos de vidro? Confira abaixo como é o processo de produção de cada um deles, suas características e principais diferenças.

Vidro comum

O vidro comum é fabricado a partir de uma mistura de sílica, sódio, cálcio, magnésio e outros compostos. Estes elementos são aquecidos a 1600 ºC até se transformarem em um líquido, que acaba despejado em uma banheira de estanho e fica boiando na superfície.

Por fim, é resfriado até que se torne o vidro na forma sólida que nós já conhecemos.

Em seu formato padrão, o vidro comum é transparente, liso, duro e impermeável. Por ser mais frágil e quebradiço, hoje em dia é muito mais utilizado como base para ser beneficiado.

Os processos de beneficiamento do vidro comum fornecem diversas características, o transformando, por exemplo, em vidro temperado e vidro laminado, os quais iremos falar um pouco mais a seguir.

Mesmo sendo pouco usado em sua forma comum, o vidro deve seguir os mais rígidos procedimentos de produção para atestar máxima qualidade. Desta forma, são evitadas diversas complicações que podem vir a se tornar grandes dores de cabeça no futuro, seja em um processo de beneficiamento ou até mesmo na instalação.

Vidro temperado

O vidro temperado é até cinco vezes mais resistente a choques térmicos do que o vidro comum mesmo com espessuras semelhantes.

Não à toa é considerado um vidro de segurança e muito utilizado em aplicações estruturais autoportantes, que tornam desnecessário o uso de caixilhos.

O tratamento térmico de têmpera consiste no aquecimento gradativo do vidro até atingir a temperatura de 700ºC (estado plástico).

Em seguida, o vidro é resfriado bruscamente. Este processo faz com que o vidro se torne ainda mais resistente à flexão e passe a suportar variações de temperatura de até 200ºC.

Faça seu orçamento sem compromisso agora mesmo!

Responderemos o mais breve possível, é rapidinho!

informações para contato

Teremos o prazer em atender você!

Nos envie uma mensagem

Alguma dúvida ou indicação de serviço? Nós queremos lhe ouvir!

Horário de atendimento

  • Segunda 8h às 12h e das 13h30min às 18h
  • Terça 8h às 12h e das 13h30min às 18h
  • Quarta 8h às 12h e das 13h30min às 18h
  • Quinta 8h às 12h e das 13h30min às 18h
  • Sexta 8h às 12h e das 13h30min às 18h
  • Sábado Fechado
  • Domingo Fechado